segunda-feira, 10 de outubro de 2011

Hoje eu desejei...

Hoje eu desejei acordar um pouco mais cedo, caminhar pela praia e aproveitar o sol que, ao adentrar pela janela do meu quarto me convidava a sair de casa. Então, levantei-me e aceitei seu singelo convite. Eu não preparei o meu dia, eu não arrumei as desordens, não me inquietei com as tarefas pequenas que eu precisava executar: Eu acordei aspirando um dia feliz!
Há dias que quero muito, os anseios são transcendentais. Há dias que preciso do silêncio, e não desejo nada. Dias, que qualquer palavra seria inoportuna, qualquer sorriso, dispensável, dias em que a solidão é minha melhor companheira!
Há dias em que tenho anseios loucos e tenho frases prontas para cada um desses desejos insanos: “que vontade de sumir do mundo”, “hoje eu estou tão irritada que se eu pudesse mataria a primeira pessoa que aparecesse na minha frente. Quantas palavras regidas de uma vontade que muitas vezes nem sabemos dá nomes: “Hoje estou com vontade de fazer alguma coisa diferente, de comer alguma coisa, e alguém te pergunta: de fazer o que?, de comer o que? Fala que a gente pode dar um jeito! e meio desconcertado a gente responde: sei lá, vontade nem sei de que...
Na vida o tempo inteiro, consciente ou não, somos regidos de vontades, desejos, fantasias... Vontades de que todos nossos projetos tenham êxito, vontades que por vezes nos impulsiona a cometer loucuras: “Que vontade de estar ao lado da pessoa que amo, por ele eu faria tudo, deixaria minha cidade, abandonaria meu sonho de fazer intercâmbio nos Estados Unidos... por ele eu sacrificaria a minha vida.
Os desejos exigem sempre uma atitude. Os anseios solicitam sempre uma decisão. As conseqüências podem ser positivas ou negativas, depende do que você almeja, do que você escolhe, do que você decide.
Você quer cursar medicina na USP? Então decida sacrificar os domingos de farra, as oito horas que você tem por direito, de dormir todos os dias.
Você quer curtir o carnaval com aquela menina que você achou super atraente, mas que acabou de conhecer, e ainda assim se recusa a usar camisinha? Então curta, mas não esqueça o risco que você corre de contrair o vírus do HIV, de mudar toda sua vida por causa de um minuto impensado.
Tenho questionado sobre o que o mundo tem desejado. O livre arbítrio se transformou numa libertinagem sem pudor. Consideram-se extraordinários, sentem-se heróis, e transformam seus desejos em grandes ruínas, verdadeiras tragédias. Quantas pessoas inocentes perdem suas vidas por que alguém não soube dizer não aos seus desejos! Alguém deseja matar, e o faz. Alguém anseia destruir e o faz. Alguém não controla sua vontade de tomar cervejinhas na balada mesmo sabendo que depois irá dirigir, e o faz... E acaba com vidas, com sonhos, com gente!
Hoje o meu desejo foi bom, não me ocasionou problemas, não tirou a paz de ninguém. Eu senti o mar, eu observei a beleza desse mundo que me é gratuita. Mas quantas vezes, tenho anseios mesquinhos, que não me acrescentam, que não melhoram meu mundo, nem o mundo das pessoas a minha volta.
E você o que tem desejado? O que tem decidido, qual a sua escolha no dia de hoje?...
Que nossos bons desejos sejam realizáveis para que possamos acreditar que depende de nossas vontades e decisões a possibilidade de sermos felizes, e assim ,que nossos míseros anseios sejam controlados, e vencidos, se necessários, para que não venhamos a lamentar o sofrimento ocasionado por um desejo irrefreável, sem limites...
A decisão está em nossas mãos...



Autora: Adrianne Anjos filber

Nenhum comentário:

Postar um comentário